segunda-feira, 9 de maio de 2011

Saber ouvir a verdade

Porque o homem nasceu com uma só boca e dois ouvidos?
Porque a natureza é sábia. Ouvir é muito mais importante do que falar.
E saber ouvir é uma arte.
Ouvir verdadeiramente é prestar atenção no outro. É estar presente em cada palavra que o outro nos diz e tentar enxergar o mundo dele através da sua audição. Aprendemos que nada é mais importante que o momento presente. O futuro ainda não chegou, o passado já foi. Coloque toda sua energia neste precioso momento.
Ouvir de verdade é encarar aquela fala como a coisa mais importante do mundo naquele momento. E realmente é para quem está falando. Olhe com respeito para o que o outro diz. Assim você aprende a respeitar a si mesmo e também a respeitar outros pontos de vista.
Quem ouve aprende. Aprendemos através da nossa vivência e através da experiência do outro. Muitas vezes as experiências pelas quais outra pessoa passou nos dão a lição de como devemos percorrer os nossos caminhos. Muitos colocaram suas experiências em livros, outros passam seus ensinamentos através de uma história um conto ou de uma conversa. Muitos servem como exemplo sem precisar dizer uma palavra.
Quem fala muito não ouve nada. O tagarela nunca sabe quem está ao seu lado. Acha todo mundo bom, legal, interessante. Mas como ele sabe isso se não ouviu o outro? Talvez não queira ouvir a verdade e constatar que o mundo não é tão cor-de-rosa como ele imagina.
Quem ouve de verdade descobre que a atenção dispensada naquele momento a um outro ser humano, pode ser recebida como um remédio, um bálsamo. TODO mundo quer ser ouvido. Todos querem um pouco de atenção, agrado, carinho e respeito. Em certos momentos difíceis, a simples presença de um “ouvido” amigo cura muitas feridas.
Hoje quase ninguém sabe ouvir. Uma conversa é um atropelo de frases não terminadas, um tentando falar em cima do que o outro diz. Todos querem colocar seus pontos de vista a todo custo. Todos querem falar, falar, falar e não sobra ninguém para ouvir. Até nossas crianças estão aprendendo a ser assim.
Pare, ouça. De verdade. O ganho é imenso.
Quem ouve cresce. Cada coisa que ouvimos serve para nós, pode ter certeza disso. Nosso cérebro é seletivo. Nós ouvimos e retemos o que nos serve, o que não serve é esquecido. Este conhecimento retido será relembrado e usado no momento em que precisarmos dele. Quem ouve é sábio.
Ouvir cria vínculos duradouros. Ganha o amor e a confiança do outro que sabe que pode contar com um amigo fiel e raro.
Ouvir estimula a inteligência. Quando ouvimos verdadeiramente conseguimos fazer ligações entre o que estamos ouvindo e o que já sabemos. Tentamos descobrir o que a pessoa está tentando nos passar e o que está sendo dito nas entrelinhas, ou não sendo dito. Deduzimos, analisamos, aprendemos.
Chega, já falei muito.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...