terça-feira, 24 de maio de 2011

O dom de exortar

Dons Espirituais - 27.
     Exortar significa “chamar” ou “trazer alguém para perto”. Essa definição, quando aplicada ao dom de exortar, diz respeito a aproximar os crentes de Deus, ou levá-los a realizar os propósitos dEle. Também significa conclamar os crentes a tomar certas ações. Um crente que possua o dom de exortar, então leva as pessoas para mais perto de Deus, ou a obedecer a um propósito de Deus
     A explicação e ilustração do dom“O que exorta faça-o com dedicação…” (Romanos 12.8). Em Romanos 12 o apóstolo Paulo nos instrui a nos dedicarmos à prática dos dons. Isso significa que temos de desenvolvê-los e fazer uso deles. Devemos buscar extrair o máximo de proveito desses dons. É necessário que ele use o seu dom e esforce-se por aprimorá-lo.
     Muitos no corpo de Cristo possuem esse dom de exortar. Compreenderemos isso melhor ao estudarmos como o dom funcionava na igreja primitiva. Nas Escrituras a palavra exortar diz respeito a um chamado aos crentes. Eles são chamados a:
   1) Permanecer no Senhor com firmeza de coração. Veja Atos 11.23: “Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.” - RA.
   2) Permanecer firmes na fé. veja Atos 14.22: “ fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.” – RA.
   3) Realizar uma tarefa específica. Veja 2 Coríntios 9.5: “ Portanto, julguei conveniente recomendar aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza.” - RA.
   4) Progredir cada vez mais agradando ao Senhor. Veja 1 Tessalonicenses 4.1: “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;” - RA.
   5) Admoestar os insubmissos, consolar os desanimados, amparar os fracos, ser longânimos para com todos, evitar que se retribua mal por mal, seguir o bem para com todos. Veja 1 Tessalonicenses 5.14,15: “ Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.” - RA.
   6) Trabalhar tranquilamente e comer do próprio pão. Veja 2 Tessalonicenses 3.12: “A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão.” - RA.
   7) Usar da prática de súplicas, orações e interceções em favor de todos os homens. Veja 1 Timóteo 2.1: “ Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,” - RA.
   8) Ser criterioso. Veja Tito 2.6: “ Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.” - RA.
   9) Batalhar pela fé. Veja Judas 3: “ Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”. - RA.
     O conjunto de todos esses versículos nos dá uma idéia do significado de exortar. Qualquer cristão que seja capaz de auxiliar seus irmãos em alguma dessas maneiras, poderá ter o dom de exortar. Os apóstolos podem exortar. Da mesma forma os profetas, os evangelistas e os pastores e mestres. Praticamente qualquer crente cheio do Espírito pode ter o dom de exortar. Todos os crentes precisam dar atenção a Hebreus 3.13: "Exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje". Os crentes que auxiliam seus irmãos em Cristo diariamente, e que são cheios do Espírito, certamente sentirão alegria no Senhor.
     O propósito do dom – A exortação serve a muitos propósitos úteis no corpo de Cristo. Praticamente todo crente precisa ser exortado com freqüência, principalmente aqueles que estejam enfrentando provações na vida. Portanto, o propósito do dom de exortar é incentivar os cristãos a andar mais próximos de Deus, ou convocá-los a realizar algum propósito de Deus. Exortar significa ainda estimular os crentes a tomarem certas ações que ajudarão a eles mesmos ou a outros em sua vida cristã.
          Deus lhe abençoe!

Simone Oliveira 

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, Obrigado Deus me revelaste o meu dom, meu chamado💗😌

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...